sexta-feira, 6 de maio de 2011

Novo software para Magalhães feito na Venezuela

Share
Comentários
Magalhães

Relacionados

Chávez entrega Magalhães e elogia «grande amigo» SócratesChávez entrega Magalhães e elogia «grande amigo» Sócrates
Sócrates destaca importância do Magalhães nos resultados educativosSócrates destaca importância do Magalhães nos resultados educativos

O Centro Nacional de Tecnologias de Informação (CNTI) da Venezuela lançou uma nova versão do sistema operacional usado pelos portáteis Magalhães, conhecidos localmente como computadores Canaima.

Segundo o luso-descendente e presidente do CNTI, Carlos Figueira, o novo sistema operacional tem também o nome de Canaima, versão 3, e trás «as últimas inovações», adaptadas «às necessidades do Estado e do público em geral» graças ao esforço de uma grande equipa.

Está baseado no GNU/Linux, com interface gráfica e conta com 6.000 aplicações. Além dos portáteis «permite adaptar-se a todos os equipamentos e produtos que estão no mercado» venezuelano, disse.

Por outro lado explicou que o governo venezuelano iniciou, em 2004, um processo de migração dos programas informáticos e que o novo sistema operacional terá duas actualizações anuais para facilitar o processo de migração a software livre das instituições públicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário