quinta-feira, 10 de março de 2011


O aparecimento do telemóvel


O aparecimento do telemóvel deu- seprecisamente no dia 3 de Abril de 1973, pela mão de Martin Cooper, aquele que é considerado o pai do telemóvel, foi ele que fez a primeira chamada publica de um telemóvel. Esse acontecimento histórico ocorreu em Nova Iorque, na esquina da rua 56ª com a avenida Lexigton, perante a estupefacção dos transeuntes nada habituados a ver alguém a passear de telefone na mão

na rua. O equipamento utilizado por Cooper, foi a Motorola DynaTAC 8000X era o antepassado dos actuais telemóveis.

O aparecimento do telemóvel deu- seprecisamente no dia 3 de Abril de 1973, pela mão de Martin Cooper, aquele que é considerado o pai do telemóvel, foi ele que fez a primeira chamada publica de um telemóvel. Esse acontecimento histórico ocorreu em Nova Iorque, na esquina da rua 56ª com a avenida Lexigton, perante a estupefacção dos transeuntes nada habituados a ver alguém a passear de telefone na mão na rua. O equipamento utilizado por Cooper, foi a Motorola DynaTAC 8000X era o antepassado dos actuais telemóveis.

1G A Motorola DynaTAC 8000X, chegou ao mercado em 1984, e foi o primeiro telemóvel comercializado no mundo. Era um telemóvel analógico de primeira geração (1G) e vinha equipado só comAMPS (do inglês

Advanced Mobile Phone System) que permitia unicamente fazer e receber chamadas, mas de fraca qualidade com muitas interferências. 2G No final da década de 80, surge segunda geração de telemóveis (2G), equipados com o sistema GSM (Global System for Mobile) que passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis e começando a haver mais qualidade nas comunicações. Em relação as funcionalidades vinham com roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro), e também os SMS (pequenas mensagens de texto).


2,5G 2,5Géa segunda geração e meiade padrões e tecnologias dos telefones móveis. É considerada o degrau de transição entre as tecnologias 2G e 3G, embora o termo "2,5G" tenha sido definido pela comunicação social, e não oficialmente pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A 2,5G tem velocidades superiores à 2G e, através de tecnologias de pacotes, permite um acesso à internet mais flexível e eficiente. Utiliza tecnologias como GPRS (General Packet Radio Service), EDGE (Enhanced Data for GSM Evolution), 1XRTT (primeiro degrau da migração CDMA2000) e HSCSD (High Speed Circuit Switched Data). O EDGE (também conhecido como 2,75G) é uma versão de maior banda do GPRS (e por isso muitos o chamam de E-GPRS), e permite velocidades máximas de até 384 Kbps.

3G O aparecimento da terceira geração de telemóveis (3G) surgiu na Europa em 2003, e o seu aparecimento fez com que surgissem inovações nunca antes imaginadas como, tirar fotos, filmar, gravar lembranças, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponível para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler emails a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.

Tânia Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário