quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011



Pense num mercado nacional de 2 milhões de potenciais clientes com mais de 18 anos. Todos eles, à distância de um clique. Falamos do Facebook, a maior rede social do mundo, com apenas 6 anos de existência. Segundo um estudo Nielsen, um cidadão norte americano passa, em média, 6 horas por mês no Facebook. Em Portugal, com um crescimento a rondar os 13% e uma taxa de penetração de 21%, não tardará a atingir valores semelhantes de utilização.
Perante este atractivo cenário, como pode a sua empresa rentabilizar a presença no Facebook? Partilhamos consigo algumas dicas e boas-práticas:
Crie uma página rica em informação

No Facebook, os Perfis são indicados para as pessoas e as Páginas para as empresas ou negócios. Existem funcionalidades especificas para empresas, das quais apenas poderá tirar todo o partido se criar uma Página: pode definir vários administradores, pode organizá-la por actividade, o que resulta em melhores resultados nas pesquisas e, ao preencher todos os campos com informação detalhada, transmite maior confiança aos seus seguidores.
Para potenciar a sua presença, junte-se a algumas redes relevantes para a sua área de negócio. As redes que se vão criando são uma das formas de se relacionar com as pessoas certas. Se possuir uma boa rede de contactos, não hesite em tirar partido. Importe os contactos de emails ou use outras ferramentas que estão à disposição. Outra caracteristica desta rede social são as inúmeras aplicações que pode integrar na sua página: adicione o seu canal no Twitter ou RSS do seu blog corporativo de forma a criar um canal centralizado de comunicação.
Dê algo aos seus seguidores

O Facebook é excelente para partilhar informação, mas não limite o uso desta ferramenta à comunicação de novidades, promoções ou os feitos corporativas mais relevantes.
De modo a angariar o maior número de seguidores para a sua página, tem também que oferecer alguns incentivos. Caso se trate de uma loja, por exemplo, ofereça vouchers de desconto. Pode, também, organizar passatempos ou concursos, o que contribui para fortalecer a relação dos públicos com a sua marca.
Interaja
Não receie o que os utilizadores possam escrever na sua Página. Incentive antes a comunicação com os seus seguidores, promovendo o feedback sobre os produtos e serviços. Transforme a sua Página num canal de relações públicas efectivo e competitivo. O Facebook também pode funcionar como um sistema de apoio ao cliente bastante económico.
Se for o caso, aproveite para obter informação do mercado para a I&D de novos produtos.
Publicite no Facebook

A plataforma de publicidade do Facebook permite-lhe atingir de forma precisa o seu público alvo e atrair verdadeiros clientes para o seu negócio. De forma simples e imediata, crie anúncios com texto e imagem e segmente-os por localização, género, idade ou mesmo habilitações literárias. Os relatórios em tempo real permitem efectuar os ajustes necessários à comunicação, maximizando o retorno do investimento e a adaptação quase automática da mensagem.
Crie uma aplicação e comercialize na rede

Um dos factores de sucesso do Facebook é a saossibilita que programadores externos criem de inúmeras aplicações e funcionalidades que enriquecem o sistema base. Esta flexibilidade permite-lhe criar uma loja online dentro da própria rede. Os seus seguidores compram os produtos sem sair do Facebook, o que transforma o acto de comprar num acto social e não numa mera transacção comercial.Um dos factores de sucesso do Facebook é a sua poderosa API (Application Programming Interface) que possibilita que programadores externos criem de inúmeras aplicações e funcionalidades que enriquecem o sistema base. Esta flexibilidade permite-lhe criar uma loja online dentro da própria rede. Os seus seguidores compram os produtos sem sair do Facebook, o que transforma o acto de comprar num acto social e não numa mera transacção comercial.

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