A questão da alimentação humana é um tema tão amplo e complexo quanto polêmico e controverso. O assunto "dieta" tem chamado cada vez mais a atenção das pessoas e a cada dia mais e mais livros e revistas têm sido publicados sobre o assunto - dentro dos mais diversos níveis de abordagem. Embora a noção básica que temos hoje sobre alimentação esteja fundamentada em uma herança cultural profundamente arraigada, hoje em dia muita coisa que inicialmente era considerada "saudável" já tem sido revista e até reclassificada, em muitos casos, com um rótulo oposto.
Há diversas teorias sobre o que se deve ou não comer, sobre a melhor forma e os ritmos em que as refeições devem acontecer, mastigação, combinação de alimentos, e tantos outros subtópicos. Todas essas teorias parecem ter seu próprio grau de confiabilidade, uma vez que cada uma delas foi tecida de a partir de um determinado nível de raciocínio, que será sempre válido dentro do ponto de vista em questão. Lidando com distintos níveis de visão, algo que pode ser extremamente válido para um dado nível pode ser até mesmo desastroso se considerado em um nível diferente daquele primeiro. Diante da vasta literatura disponível a respeito do assunto atualmente, faz-se necessário um cuidado especial ao se considerar cada informação ou teoria que nos chega.
Tomemos como exemplo a teoria das proteínas. Há algum tempo atrás acreditava-se que uma dieta saudável demandaria um alto consumo de proteínas. Dessa forma seriam consideradas como "boas" fontes de proteínas os alimentos que contivessem uma alta concentração desses elementos e/ou uma ampla variedade de aminoácidos (unidades que constituem as proteínas). Não chegava a ser considerada a qualidade das proteínas a serem ingeridas, à qual processo metabólico aqueles elementos iriam ser submetidos, quais outros elementos iriam interagir no processo de catálise, se haveria ou não alguma toxicidade resultante do processo de quebra daqueles elementos, bem como uma série de outras questões que a princípio não teriam sido levadas em conta.
RECEITAS VEGETARIANAS:
Esta receita vegetariana de tarte com milho e chili é uma versão vegetariana da famosa tarte Mexicana. A tarte Mexicana de milho e chili é preparada com tomate enlatado ou tomate fresco, feijão-vermelho, pimento e alho, isto alem do chili e do milho. Uma receita que combina na perfeição com uma salada de alfafa e sopa de abacate. Pode servir como sobremesa uma deliciosa cheesecake de chocolate ou os sempre adorados crepes de cereja.
Preparação: 25 minutos Tempo de cozedura: 20 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 519 Kcal
Açúcares: 17 g
Proteínas: 22 g
Gorduras: 22 g
Hidratos de Carbono: 61 g
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
1 colher de sopa de óleo de milho
2 dentes de alho, esmagados
1 pimento vermelho, sem sementes e cortado em cubos
1 pimento verde, sem sementes e cortado em cubos 1 talo de aipo, cortado em cubos
1 colher de chá de chili em pó, picante
400 g de tomate enlatado, picado
325 g de milho de lata, escorrido
215 g de feijão-vermelho de lata, escorrido e enxaguado
2 colheres de sopa de coentros, picados sal e pimenta
Ramos de coentros, para guarnecer salada de tomate
Abacate, para servir
COBERTURA
125 g de farinha de milho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento
1 ovo, batido
6 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de óleo de milho
125 g de queijo cheddarforte, ralado
PREPARAÇÃO DA TARTE MEXICANA DE MILHO E CHILI
- Para preparar esta deliciosa tarte mexicana de milho e chili, comece por aqueçer o óleo numa grande frigideira e cozinhe ligeiramente o alho, os pimentos e o aipo durante 5-6 minutos até ficarem macios.
- Junte o chili em pó, o tomate, o milho, o feijão e o tempero. Deixe ferver e cozinhe durante 10 minutos. Adicione os coentros e deite para um prato de ir ao forno.
- Para fazer a cobertura, misture a farinha de milho, a farinha de trigo, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro, junte depois o ovo, o leite e o óleo e bata até formar um pol-me homogéneo.
- Deite essa massa sobre a mistura de pimento e milho e polvilhe com o queijo. Leve ao forno previamente aquecido, a 220° C, durante 25-30 minutos até ficar dourado e firme.
- Guarneça com ramos de coentros e sirva imediatamente a tarte mexicana com uma salada.
Esta receita de cheesecacke de chocolate demora algum tempo a preparar e cozer, mas o seu sabor justifica o tempo e o trabalho que dá. É uma receita deliciosa que pode ser servida com fruta fresca para não enjoar. O cheesecake de chocolate é uma sobremesa que complementa na perfeição uma refeição de guisado de feijão-vermelho ou um delicioso pilaf de legumes.
Preparação: 15 minutos Tempo de cozedura: 1h e 15 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 471 Kcal
Açúcares: 20 g
Proteínas: 10 g
Gorduras: 33 g
Hidratos de Carbono: 28 g
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
100 g de farinha de trigo comum
100 q de amêndoas, raladas
200 g de açúcar não refinado amarelo
150 g de margarina
675 g de tofu firme
175 ml de óleo vegetal
125 ml de sumo de laranja
175 ml de conhaque
50 g de cacau sem açúcar e mais algum para decorar
2 colheres de chá de essência de amêndoa
Açúcar de pasteleiro e physalis, para decorar
PREPARAÇÃO DA RECEITA
- Coloque a farinha, as amêndoas raladas e 1 colher de sopa de açúcar numa tigela e mexa bem. Incorpore a margarina até formar uma massa.
- Unte ligeiramente e forre a base de uma forma redonda de fundo amovível. Coloque a massa na base da forma, pressionan-do-a e espalhando-a até à extremidade.
- Pique grosseiramente o tofu e coloque-o numa trituradora com o óleo vegetal, o sumo de laranja, o conhaque, o cacau, a essência de amêndoa e o açúcar restante e triture até ficar uma mistura homogénea e cremosa. Verta-a sobre a base da forma e cozinhe no forno previamente aquecido, a 160° C, durante 1 h-1 h30m até estar cozido.
- Deixe arrefecer na forma durante 5 minutos, desenforme e leve ao frigorífico. Polvilhe com açúcar de pasteleiro e cacau sem açúcar. Decore com physalis e sirva.
Os physalis constituem uma decoração atraente para muitas sobremesas. Abra as folhas para expor os frutos cor de laranja brilhantes na cheesecake de chocolate.
Tânia Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário