Os cinco perigos do Facebook
Na ultima semana o Facebook sofreu várias acusações por parte de associações que se sentem lesadas porque os seus dados de privacidade foram expostos a empresas “third-party”.
O Facebook afirma que tem 400 milhões de utilizadores, mas estarão eles protegidos de más intenções?Joan Goodchild, um especialista em segurança afirma que não, e indica 5 potenciais vulnerabilidades para a partilha não desejada de informação das contas dos utilizadores da plataforma social mais conhecida do planeta.
1. A informação está a ser partilhada por terceiras entidades
Existem inúmeras formas de aceder a informação acerca dos utilizadores. Como exemplo, pode não ter a noção que, quando está a jogar aplicações como o Farmville, está a autorizar que uma aplicação tenha acesso ao seu perfil, que tem como principal objectivo ceder informação e entidades terceiras, mesmo que tenha feito o logout.
2. As definições de privacidade revertem para um grau de menor segurança após cada actualização da plataforma
Sempre que o Facebook actualiza ou renova a sua pagina, coloca as definições de privacidade dos seus utilizadores de volta ao estado de pré-definição, tornando a nossa informação pública. Depende depois do utilizador verificar de novo as definições de privacidade, e decidir novamente o que quer ou não partilhar.
3. Os anúncios (ads) podem conter código malicioso
O Facebook não consegue ter conhecimento de todos os anúncios que saiem na sua plataforma, daí não ter a capacidade de analisar os que são seguros e os que não. Como resultado, o utilizador pode adicionar um anúncio no perfil que pode conter código malicioso. De facto, no ultimo mês houve registo de um banner que anunciava o download de um antivírus que, na realidade era um vírus.
4. Os seus verdadeiros amigos, sem saber, podem torná-lo vulnerável.
A sua segurança é sempre tão boa como a do seu amigo. Se a conta do seu amigo for vulnerável, a sua também o será. Como exemplo, se a conta do seu amigo for atacada porque a password era muito fraca, então a sua conta também ficará vulnerável ao envio de código malicioso. Existe de facto, uma conhecida burla com o nome de 419, na qual alguém invade o perfil e envia mensagens com o pedido de ajudas monetárias, em que o utilizador acede e envia dinheiro para o seu amigo, na esperança que o está a ajudar.
5. Burlistas estão a criar contas falsas.
Por certo conhece pessoas que contam com cerca de 500 ou mais amigos no Facebook, mas qual será a possibilidade de todas essas contas serem reais? Existe um estudo que afirma que 40 por cento das contas Facebook são falsas. Foram todas criadas por bots ou por impostores. Se o seu perfil contem muitos contactos que não conhece, lembre-se que está a partilhar muita informação com desconhecidos, sobre onde está, o que está a fazer, para onde vai de férias, fotografias familiares. Será que queria mesmo colocar toda esta informação disponível para estranhos?
Tânia Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário